domingo, 24 de outubro de 2021 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
24/03/2017

Instalação de Hospital Infantil

Vereador solicita instalação de hospital infantil em prédio de antiga maternidade, em Várzea Nova


Foi apresentado na sessão plenária da Câmara Municipal de Santa Rita, no último dia 16, o requerimento n.° 185/2017, de autoria do Ver. Gustavo Santos (Podemos), presidente do parlamento.

No documento o parlamentar solicita, em caráter de urgência, que o prefeito Emerson Panta (PSDB) determine à Secretária de Saúde, Maria do Desterro, que realize estudos técnicos para a instalação do Hospital Infantil de Santa Rit, no prédio onde funcionava a Maternidade Celeste Ribeiro, em Várzea Nova.

Na justificativa, o vereador argumenta tratar-se de estrutura já pronta para o funcionamento de um hospital e que, diante das dificuldades finananceiras por que passam os municípios, a alternativa apresentada é a de menor impacto financeiro e faz com que o município volte a prestar o serviço às crianças de Santa Rita, uma vez que suas famílias quando precisam de atendimento têm que se deslocar para os hospitais da capital João Pessoa, ou até mesmo às clínicas particulares.

"Este requerimento se faz necessário devido ao fechamento do antigo Hospital Infantil da cidade, deixando a população desassistida, tendo que recorrer ao município de João Pessoa ou hospitais e clínicas particulares", justifica.

"Pela atual situação financeira que passa a maioria dos municípios brasileiros, esta alternativa é a de menor impacto por se tratar de um imóvel que já possui infraestutura hospitalar", diz o vereador no requerimento.

Quanto ao CAPS, unidade do Centro de Apoio Psicossocial do município, que funciona no local, o presidente sugere sua transferência e adaptação para outro imóvel, preservando o atendimento aos seus usuários.

"No imóvel acima mencionado atualmente está funcionando o CAPS, que facilmente pode ser adaptado em um outro imóvel de menor estrutura, a exemplo dos da capital", explica.

Por fim, Gustavo cobra mobilização da gestão para a resolução do problema, vez que o tema já encontra-se pactuado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

"Sendo assim, se faz necessário que esta municipalidade se mobilize para prestar tais serviços de Saúde à população, uma vez que o município já pactuou e tem aprovação do Conselho de Saúde", finaliza o parlamentar em sua solicitação.


+ Ciência e Saúde


© Câmara Municipal de Santa Rita/PB - 2017, Todos os direitos reservados