quarta, 27 de outubro de 2021 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
10/06/2021

Requerimento em conjunto solicita a implantação de um CAPS AD para Santa Rita

Vereadores reuniram forças para protocolar ação

A Câmara Municipal de Santa Rita se reuniu na manhã desta quinta, 10, para realizar a trigésima terceira (33) sessão legislativa ordinária e debateu um requerimento em conjunto que demandava a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD) que atenda ao município de Santa Rita.

O requerimento tem a autoria do presidente Cícero Medeiros (PP), do primeiro secretário Marinaldo Silva (PSDB), do vereador Anésio Miranda (PP), Jackson Alvino (PSD) e solicita ao Poder Executivo que seja implantado um CAPS AD para atender a população.

Em plenário, o primeiro secretário Marinaldo da Silva (PSDB) foi a tribuna da Casa para fazer a justificativa da solicitação. “Esse é um projeto que trará benefícios a muitas pessoas que infelizmente vivem no mundo das drogas, do álcool, das drogas ilícitas”, afirmou o vereador.

O presidente Cícero Medeiros (PP) fez uso da palavra para justificar a necessidade de aprovar um requerimento como esse. “Só quem sabe a necessidade de um dispositivo como esse é quem tem uma pessoa na família com um problema. Minha irmã é surda e muda e meus pais vivem complicações com ela e a sorte é que existe um Caps lá no Castanheiro, mas se tivesse um mais próximo seria ideal”, explanou o presidente.

O vereador Anésio Miranda (PP), também autor do pedido, afirmou que essa demanda é uma necessidade antiga. “Eu venho perseguindo esse requerimento desde a legislatura passada, tanto é que quando o Secretário de Saúde esteve na Casa para debater o orçamento eu o questionei sobre o pedido da implantação de um CAPS AD. É um processo que vem tramitando a nível de Ministério da Saúde para que se consiga um CAPS a nível regional para atender a toda essa demanda da região metropolitana”, justificou Anésio.

Após as considerações dos autores, alguns vereadores debateram a ação e subscreveram o pedido, para em seguida aprovarem por unanimidade.

CAPS AD

De acordo com a portaria nº130 de 26 de janeiro de 2012 do Ministério da Saúde, CAPS AD é o Ponto de Atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Segue abaixo os requerimentos e projetos apresentados na sessão:

Requerimentos de autoria do vereador Jackson Alvino (PSD): reposição das lâmpadas, da praça, que fica localizada no loteamento Nice;

Requerimentos de autoria dos vereadores Marinaldo da Silva (PSDB), Jackson Alvino (PSD), Cícero Medeiros (PP), Anésio Miranda (PP): a implantação do CAPS AD, neste Município;

Requerimentos de autoria do vereador Marinaldo da Silva (PSDB): calçamento da Rua Visconde de Mauá;

Requerimentos de autoria do vereador Anésio Miranda (PP): Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, neste Município;

Projeto de Emenda a LOM nº1/2021 de autoria de diversos vereadores: Enviado para apreciação e votação em 2º Turno, em plenário;

Assessoria de Imprensa – Patricia Silva