domingo, 07 de agosto de 2022 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
05/01/2022

Vereador: conheça o papel e as funções desse representante político na gestão de Santa Rita

Escolhido pelo povo da sua cidade através do voto, o vereador é um agente político que trabalha na esfera do Poder Legislativo do Município e é o canal de ligação entre a população e a prefeitura. O vereador acompanha o cotidiano das comunidades, vê de perto suas necessidades e busca providências junto aos órgãos competentes.

Na Câmara Municipal de Santa Rita, o parlamento é composto por 19 vereadores. Cada um deles elaboram propostas que buscam trazer melhorias para a população. As sugestões podem ser apresentadas no plenário em forma de requerimentos ou projetos de leis.

Durante as sessões, as solicitações são colocadas para apreciação, discussão e votação dos demais vereadores. Quando aprovadas, as propostas são encaminhadas ao Poder Executivo, para que sejam tomadas as devidas providências.

Também é função do vereador fiscalizar a atuação do Poder Executivo Municipal – no caso, a gestão do prefeito. É dever do vereador acompanhar as ações do prefeito, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Legislativo

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem todas as esferas da gestão municipal como: impostos, educação, saúde, linhas de ônibus, saneamento, melhorias no trânsito, entre outros. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Fiscalização

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Conheça os 19 vereadores de Santa Rita

1. Cícero Medeiros (PP)

2. Aderaldo - Kinho de Lerolândia (Avante)

3. Alysson Gomes (PSL)

4. Anésio Miranda (PP)

5. Célio Rufino (Podemos)

6. Cristiane Aquino - Tiane de Berg (DEM)

7. Fagner Santos - Boquinha (PTB)

8. Francisco Morais de Queiroga (PP)

9. Ivonete Virginio de Barros (PP)

10. Jackson Alvino (PSD)

11. Jair Noberto - Tenente Jair (Pros)

12. Jardel Pereira (Avante)

13. Josivaldo de Santana (Republicano)

14. Luciano Serrano - Nininho do Bode (PSDB)

15. Naedson Graciano (Patriota)

16. Reginaldo Fidelis (PL)

17. Marinaldo da Silva (PSDB)

18. Severino Farias (Podemos)

19. Cássio Barbosa (PSDB)

Requisitos para se candidatar

Para se candidatar a vereador, o cidadão precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.