segunda, 30 de novembro de 2020 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
28/05/2019

Aprovado por unanimidade VOTO DE REPÚDIO contra cortes na educação promovidos pelo Governo de Jair Bolsonaro.

Voto de Repúdio

A Sessão Ordinária desta terça-feira (28), além dos debates acalorados entres os membros do Poder Legislativo Mirim, um outro fato, que deverá ganhar repercussão fora da terra dos canaviais, é o requerimento de nº (248/2019) que pede a inclusão na ATA dos trabalhos Legislativos, de VOTO DE REPÚDIO, contra os cortes orçamentários feitos na educação pelo Governo do Senhor Presidente da República Jair Bolsonaro.

O autor da propositura, Vereador Sebastião Bastos Freire do Partido dos Trabalhadores (PT), solicitou ainda que a decisão Plenária seja encaminhada ao Excelentíssimo Presidente do Senado, Senhor Senador Davi Alcolumbre, no Sítio da Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal. O encaminhamento, se estende  também, ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Federal, Deputado Rodrigo Maia, no Sítio do Palácio do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal.

Na justificativa, o petista argumentou: "Não haverá crescimento, não haverá desenvolvimento, não haverá avanço civilizatório, sem um forte investimento na educação. A produção de conhecimentos, é essencial na construção de caminhos e saídas para crise. Nesse sentido, REPUDIAMOS, os cortes sofridos no orçamento da educação básica e no ensino Superior. Na educação básica, no programa de apoio a infra-estrutura de escolas do ensino básico houve um congelamento de 273,3 (duzentos e setenta e três, vírgula três milhões) de reais. Isso representa cerca de 30% do total destinado.

O parlamentar ainda argumentou: "Nas creches e pré escola os cortes foram de 15 (quinze milhões) de reais. Esse montante foi congelado do programa de educação infantil o que representa (15,7%) , do total programado. Isso, sem falar dos cortes na educação de jovens e adultos  que perdeu 14.000.000.00 (quatorze milhões) de reais.