domingo, 28 de novembro de 2021 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
22/06/2021

Unidade Básica de Saúde em Várzea Nova é solicitada em sessão

Ampliação da saúde é requerida


A Câmara Municipal de Santa Rita realizou na manhã desta terça, 22, a trigésima sexta (36) sessão legislativa ordinária e debateu a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Distrito de Várzea Nova.


A propositura de nº 482/2021 de autoria da vereadora Cristiane Aquino/Tiane (DEM) requereu a construção de uma UBS no Conjunto Três Irmãos, localizado no Distrito de Várzea Nova.


Em sua justificativa, a vereadora Cristiane fez uso da tribuna para defender sua proposta. “Temos na região mais de 800 casas, famílias, morando nesse loteamento. Tendo em vista que lá não possui nenhuma UBS, nenhuma escola, então nada mais justo que solicitar uma unidade de saúde para o local. Moradores informaram que já existe um terreno cedido no loteamento para esse fim e então esta Casa fará a parte dela com o pedido para que se construa no local”, afirmou a vereadora.


Acostando-se ao requerimento da vereadora, todos os outros parlamentares subscrevam o pedido e o aprovaram por unanimidade.


UBS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.


Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

 

 

Segue abaixo os requerimentos e projetos apresentados na sessão:

 

Requerimentos de autoria do vereador Ten Jair Noberto (Pros): pavimentação da Rua Milton Lacerda, localizada em Marcos Moura; pavimentação da Rua Gersa Mandu da Silva, localizada em Heitel Santiago;


Requerimentos de autoria do vereador Marinaldo da Silva (PSDB): Reforma do Galpão do Mercado Público de Livramento; construção de uma ponte de acesso, ligando a Rua do Rio a Usina Santa Rita, localizada no centro; calçamento da Rua Dom Moisés Coelho, localizada no Distrito de Livramento;


Requerimentos de autoria da vereadora Cristiane Aquino/Tiane (DEM): construção de um calçadão na Rua que dá acesso ao Aeroporto Castro Pinto, rente o 16º RCMec, situadas no Loteamento Boa Vista do Distrito de Várzea Nova; a construção de uma UBS, no conjunto Três Irmãos, localizado no Distrito de Várzea Nova;


Requerimentos de autoria do vereador  Célio Rufino (Podemos): implantação de iluminação de LED, na Avenida Amneres Guedes Santiago, localizada no Heitel Santiago; calçamento da Rua Milton Veloso Borges, em Tibiri II;


Projetos de lei de autoria do vereador Alysson Gomes (PSL): “Dispõe sobre a institucionalização do programa Roda da Cidadania – Rede de Comércio Solidário da Cidade de Santa Rita”, e da outras providências; Institui a Câmara Mirim e dá outras Providências; Veda Nomeação Pela Administração Pública Direta e Indireta do Município de Santa Rita-PB de Pessoas Condenadas pela Lei Federal Nº. 11.340, de 7 de agosto de 2006. “Dispõe sobre o Desenvolvimento pelo Poder Executivo de Políticas Públicas voltadas para a realização de atividades esportivas e a prestação de serviços de saúde para crianças e adolescentes com deficiência Física e mental, e dá outras providências; Assegura à Criança e ao adolescente cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou com idade igual ou superior a 60(Sessenta) anos a máxima prioridade de vaga em unidade da rede pública municipal de ensino, mas próxima de sua residência;


Projetos de lei de autoria dos vereadores Alysson Gomes (PSL), Marinaldo da Silva (PSDB) e Aderaldo /Kinho (Avante): Institui a Carteira de Identidade Funcional dos Vereadores do Município de Santa Rita-PB, consoante normas gerais disciplinadas na Lei Federal Nº. 13.862, de 30 de julho de 2019, e dá outras providências.


Projetos de lei de autoria dos vereadores Alysson Gomes (PSL) e Cristiane Aquino/Tiane (DEM): Institui o Selo Empresa Amiga da Mulher e dá outras providências.

 

Projetos de lei de autoria do vereador Marinaldo da Silva (PSDB) “Dispõe sobre Utilidade Pública, Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistências do Nordeste (ADRA), e adota outras providências.

 

Assessoria de Imprensa – Patricia Silva



+ Política


© Câmara Municipal de Santa Rita/PB - 2017, Todos os direitos reservados