domingo, 28 de novembro de 2021 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
29/09/2021

Requerimento de sessão especial com cartório de registro de imóveis é aprovado pela Câmara de Santa Rita

Solicitação verbal foi apresentada em plenário

A Câmara Municipal de Santa Rita aprovou a realização de uma sessão especial, cujo objetivo será debater os processos burocráticos estabelecidos pelo cartório de registro de imóveis da cidade. O requerimento foi apresentado pelo vereador Jackson Alvino (PSD), que relatou as dificuldades enfrentadas pelos construtores, para conseguir a liberação das obras, e, os prejuízos que os entraves exigidos pelo cartório estão trazendo para a cidade.

"Todos nós temos ciência do crescimento que estamos tendo na nossa cidade nos últimos anos. Alguns construtores relataram as dificuldades que estão tendo e dizem que estão saindo da nossa cidade para construir nos municípios vizinhos, pois leva mais de 30, 60, 90 dias para tirar uma certidão. Será que a nossa cidade continuará tendo tamanho prejuízo? Não podemos deixar de chamar para esta Casa os responsáveis, para tentar intermediar a solução para esse problema", explicou.

O vereador Severino Farias (Podemos) ressaltou que, em outros municípios, o prazo para entrega da certidão é de até 72 horas, enquanto em Santa Rita o tempo de espera chega a ser de 90 dias.

"A maioria dos construtores foram trabalhar fora justamente devido ao cartório não fazer as averbações em tempo hábil. Enquanto nas outras cidades o prazo é de 72 horas, no máximo, em Santa Rita está passando 30, 60, até 90 dias", relatou.

O presidente da Casa, Cícero Medeiros (PP), afirmou que será criada uma comissão para apreciação do pedido e após esse processo, será realizada a sessão especial.

"Vamos formar a comissão, fazer o convite para realizar a sessão. Nossa cidade não cresce. Os construtores estão indo construir em cidades vizinhas", disse.