terça, 30 de novembro de 2021 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
04/11/2021

Câmara de Santa Rita aprova requerimento que solicita a construção de casas populares com recursos próprios

12 requerimentos foram aprovados por unanimidade


A Câmara Municipal de Santa Rita aprovou, na sessão desta terça-feira (4), um pleito de extrema importância para os santarritenses que sonham em ter sua casa própria. De autoria do vereador Marinaldo da Silva (PSDB), o requerimento pede a realização de um estudo, junto à procuradoria jurídica da Câmara, para que seja analisada a possibilidade da construção de casas populares com recursos próprios da Casa Prefeito Antônio Teixeira. As residências seriam destinadas para as famílias carentes de Santa Rita. 


Junto com vereador Aderaldo (Avante), conhecido como Kinho de Lerolândia, o vereador Marinaldo ainda solicitou a Mesa Diretora que seja estudada a possibilidade de doações de cestas básicas para famílias carentes de Santa Rita. 


A preocupação com o aumento dos números de casos da dengue, doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti, em Santa Rita, também foi debatida durante a sessão. O vereador Josivaldo de Santana (Republicano) requereu a Secretaria de Saúde do Municipio que o carro que fumacê passe com mais frequência nas ruas da cidade.  


“Estamos vendo constantemente que os casos estão aumentando [da dengue]. Essa é a nossa maior preocupação. O pedido é para ajudar a prevenir novos casos e diminuir as incidências da doença”, disse o vereador Irmão Josivaldo. 


O fumacê é uma estratégia encontrada para controlar as populações de mosquitos. Consiste em passar um carro que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico, segura para a saúde humana, que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya.


O Irmão Josivaldo ainda solicitou a instalação de um Programa de Saúde da Família (PSF) em Aguiarlândia, no Bairro de Marcos Moura, para agilizar o atendimento à população da região e dos loteamentos adjacentes. 


Já os vereadores Célio Rufino (Podemos) e Fagner Santos (PTB), popularmente conhecido como Boquinha, solicitaram a Secretaria de Infraestrutura que fiscalize e interdite as ocupações irregulares ao redor do campo de futebol O Bandeirão, popularmente conhecido como campo do Botafogo, em Tibiri II.


“O pedido é para que não existam mais ocupações irregulares na cidade. Os espaços são ocupados, vai se permanecendo e não existe fiscalização. Sei que nosso território é extenso, mas não podemos deixar que as nossas áreas públicas sejam ocupadas”, explicou Célio Rufino.


O vereador Alysson Gomes (PSL) comentou o requerimento e explicou: “não somos contra o comércio, mas a ocupação de forma desordenada. Pois acabamos ficando sem espaços para o lazer”.


Pavimentações de ruas


Os pares da Casa também apresentaram requerimentos solicitando melhorias nas ruas da cidade. O vereador Tenente Jair requereu o calçamento das ruas Úrsula Ribeiro Coutinho, Demócrito de Souza Filho, Cristovão Colombo e a Maria Nazaré Cabral, localizadas no Loteamento Planalto, no bairro de Tibiri II. Já o vereador Severino Farias (Podemos) solicitou o calçamento da Rua Dom Pedro II, no Tibiri Fabrica.


Voto de pesar


O vereador Cícero Medeiros requereu um voto de pesar pelo falecimento da Irmã Antonietta Defranceso, que morreu na última terça-feira (2), após sofrer um mal súbito, na praia de Lucena. A Irmã Antonietta, conhecida como a mãe acolhedora dos desamparados, dedicou sua vida à caridade e a fazer o bem ao próximo. Em 2009, ela fundou o Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), que fica localizado no bairro de Marcos Moura. 


A instituição promove atendimentos educativos, sociais, preventivos e profissionais a crianças, adolescentes, jovens e adultos de Santa Rita em situação de risco e vulnerabilidade social. O voto de pesar foi aprovado por todos os pares da Casa, que também fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Irmã Antonietta. 




+ Política


© Câmara Municipal de Santa Rita/PB - 2017, Todos os direitos reservados