quinta, 19 de maio de 2022 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
08/03/2022

Dia Internacional da Mulher: Câmara Municipal de Santa Rita homenageia mulheres durante sessão neste 8 de março

Diversos requerimentos também foram apresentados pelos vereadores


As mulheres que fazem parte do quadro da Câmara Municipal foram homenageadas, na sessão desta terça-feira (8), pelos vereadores da Casa Legislativa. Ao serem presenteadas com rosas, as mulheres participaram de uma homenagem realizada no plenário da Câmara. 

As vereadores Tiane de Berg e Ivonete de Barros usaram a tribuna para falar sobre as lutas das mulheres ao longo dos anos para conquistarem direitos, e os desafios que elas enfrentam como parlamentares, para representarem as santarritenses na tribuna da Câmara.

Na sessão, também foram debatidas as condições dos moradores que vivem em situação de rua na cidade. O vereador Josivaldo de Santana (Republicano) apresentou um requerimento, solicitando à Secretaria de Assistência Social que adote providências em relação às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, por morar na rua. O pleito foi aprovado por unanimidade pelos pares da Casa Legislativa.

O parlamentar santarritense ainda solicitou que seja elaborado pela gestão municipal, um programa de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, para ser apresentado nas escolas da rede municipal de ensino e, também, a reconstrução da estrutura de suporte da caixa d’água e a reativação do poço que atende o Distrito de Livramento.

Ainda durante a sessão, os vereadores solicitaram melhorias para o lazer dos santarritenses. Cícero Medeiros (PP) requereu a reforma da Praça da Santinha, no Bairro da Santa Cruz, e Naedson Graciano (Patriota) pleiteou a construção de banheiros na praça do povo, que também ofereçam acessibilidade a pessoas com deficiência. O vereador Jair Noberto (Pros) - Tenente Jair - ainda solicitou a reforma da Praça do Atleta e da Academia de Saúde, localizada na Praça do Atleta, no Alto das Populares.

O vereador Naedson Graciano também solicitou que as Secretarias de Administração e Planejamento, realizassem a elaboração do Código de Obras e Plano Diretor atualizado. 

A saúde das pessoas que tiveram a Covid-19 e ficaram com sequelas, também foi lembrada na sessão de hoje. O vereador Tenente Jair solicitou que seja realizado um acompanhamento domiciliar com fisioterapeuta, para pessoas que tiveram sequelas da doença. 

Já o vereador Marinaldo da Silva (PSDB) solicitou melhorias na iluminação na Rua da Estação, Rua da Ilha, Rua da Igreja Velha e na Vila Operária.

Voto de aplauso

O vereador Marinaldo solicitou voto de aplausos para a secretária de Educação de nosso Município, Drª. Edilene da Silva Santos. O parlamentar justificou seu pedido, explicando que a secretária, junto com os seus colaboradores, prestam um  “excelente trabalho nesta pasta tão importante”.

O parlamentar também solicitou voto de aplausos para os colaboradores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que atenderam a demanda da troca da caixa d’água, resolvendo parte do abastecimento de água da região, na comunidade do Borogodó, em Livramento.

Calçamento de ruas

Os vereadores ainda solicitaram a pavimentação da Rua Antônio dos Santos, localizada no Loteamento Fernando Santiago; a construção de um binário no bairro da Liberdade, com pavimentação asfáltica e o estudo do desnível da pavimentação em Frente à Escola Municipal Aníbal Limeira, para solucionar os alagamentos ali causados.

Projeto de resolução

Os vereadores discutiram na sessão de hoje, a regularização da Lei Municipal 2.047/2022, que trata da Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar (VIAP).

Após a aprovação em primeiro turno, o presidente Cícero Medeiros (PP) encaminhou o projeto para apreciação da Comissão da Câmara, que teve como relator o vereador Alysson Gomes, que deu parecer favorável à matéria.

Em seguida, encaminhou o projeto para votação no plenário, que foi aprovado por unanimidade pelos pares da Casa.


+ Política


© Câmara Municipal de Santa Rita/PB - 2017, Todos os direitos reservados