domingo, 14 de agosto de 2022 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
23/06/2022

Poderes Legislativo e Executivo: entenda a responsabilidade de cada um em Santa Rita

Os poderes Legislativo e Executivo municipal buscam trazer melhorias para a cidade, mas cada um tem o seu papel. Os prefeitos e vereadores têm funções bem específicas, e é importante saber onde começa e termina a responsabilidade de cada um deles.

A Câmara de Santa Rita é composta por 19 vereadores. Eles são os agentes políticos responsáveis por criar leis e fiscalizar as ações do prefeito da cidade. Mas suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Os vereadores devem estar disponíveis para ouvir as demandas da população e tentar buscar  soluções viáveis para os problemas encontrados.

Já o prefeito, é responsável por colocar as leis em prática. É o prefeito quem executa as demandas voltadas para melhorias da população. Porém, o prefeito também pode criar leis. Neste caso, ele envia o projeto para a Câmara Municipal, e os vereadores repassam as demandas para as comissões especializadas no assunto, onde a proposta é avaliada. As comissões também são responsáveis por verificar se os projetos não entram em conflito com outras leis já existentes.

Com isso, os poderes Legislativo, composta pelos vereadores, e o Executivo, composta pelo prefeito, fazem parte de uma engrenagem, que precisa funcionar em harmonia, para poder trazer melhorias para a cidade.