sábado, 13 de agosto de 2022 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
30/06/2022

IPTU, ISS e ITBI: conheça os impostos municipais pagos pela população de Santa Rita

impostos municipais são usados pelos gestores em investimentos na educação, saúde e demais áreas que tragam melhorias para a cidade

Os impostos são tributos obrigatórios cobrados pelos governos federais, estaduais e municipais, que são destinados para manter a máquina pública funcionando. Os impostos municipais são responsáveis por 5,5% da arrecadação total do Brasil, e são usados pelos gestores em investimentos na educação, saúde e demais áreas que tragam melhorias para a cidade.

Os impostos municipais são:

• IPTU: Imposto sobre propriedade territorial urbana

• ISS: Imposto sobre serviços

• ITBI: Imposto de transmissão de bens imóveis

A inadimplência no pagamento dos impostos podem gerar multas e até punições legais. Os tributos obrigatórios são um tipo de investimento da população, para que o governo possa ofertar serviços básicos para os moradores da cidade.

A população também tem o direito e dever de cobrar ao gestor municipal o investimento do valor arrecadado, em benefícios. Junto com os vereadores, podem fiscalizar para onde estão sendo destinados os valores pagos nos impostos municipais.