domingo, 29 de janeiro de 2023 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
16/11/2022

LOA 2023: Câmara de Santa Rita realiza 3ª Audiência Pública com secretários da gestão municipal

Nesta quinta-feira (17), será realizada a última Audiência Pública, para debater as peças orçamentárias do exercício financeiro de 2023.

A Câmara de Santa Rita realizou, nesta quarta-feira (16), a 1ª Audiência Pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA). O objetivo da reunião é analisar e apreciar as receitas e despesas do município para o exercício de 2023.

As secretarias que apresentaram suas projeções de despesas para o próximo ano foram: Procon, Semob, Iprev, Controladoria Geral do Município, das Finanças, da Agricultura e da Infraestrutura.

A Audiência Pública foi presidida pelo vereador Marinaldo da Silva, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças  (COF) da Câmara, e contou com a participação remota dos vereadores da Casa e de representantes da sociedade civil. Juntos, os presentes pontuaram e discutiram as ações das pastas, que apresentaram seu planejamento das despesas e pontuaram como serão direcionados os recursos em cada secretaria.

Lei Orçamentária Anual (LOA)

A Lei do Orçamento Anual (LOA) é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. A LOA deve ser elaborada de forma compatível como o Plano Plurianual de Ação (PPA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pois sua finalidade é concretizar, em termos financeiros, os objetivos e metas definidos nessas duas leis para o período de um ano.